MBSR decorrerá aos sábados (15h00/17h30), com início no dia 29 de outubro de 2022.

Programa Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), 2ª edição

O programa Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), fundado por Jon Kabat-Zinn, biólogo molecular, professor emérito da Universidade de Massachussetts, no final dos anos 70, é um programa experiencial de abordagem psicoeducativa, que visa desenvolver a capacidade de mindfulness (atenção plena).

De acordo com o fundador do programa, mindfulness é ‘a consciência que emerge por prestar atenção, de uma forma particular, de propósito, no momento presente e sem julgamento’. A prática regular deste tipo de treino mental, conduz, segundo os estudos, à redução de sintomatologia física e psicológica nas mais diversas patologias: ansiedade, depressão, dor crónica, fibromialgia, perturbação de pânico, doenças cardiovasculares (p. ex. hipertensão arterial), qualidade de vida nos quadros oncológicos, insónia, burnout, e doenças crónicas (p. ex. diabetes, esclerose múltipla…).

Quando o/a participante terminar o programa, pretende-se que seja mais capaz de:

  • aplicar competências de atenção, concentração, memória;
  • gerir o stress;
  • desenvolver comportamentos adequados face a situações desafiantes;
  • desenvolver competências adaptativas de regulação emocional;
  • responder ao invés de reagir face à dor física ou emocional, diminuindo o sofrimento;
  • promover comportamentos e rotinas de autocuidado;
  • viver de forma mais plena, com uma atitude de aceitação, abertura e não julgamento.

TEMÁTICAS E CALENDARIZAÇÃO

(aos sábados, das 15h00 às 17h30, exceto o retiro*. Caso tenha necessidade de faltar a alguma sessão, é possível a participação online, síncrona, via Zoom).

  • Sessão 1 – Introdução ao Mindfulness – 29 de outubro
  • Sessão 2 – Perceção – 05 de novembro
  • Sessão 3 – Modo Fazer vr Modo Estar/Ser – 12 de novembro
  • Sessão 4 – Padrões de Reatividade ao Stress – 20 de novembro – SESSÃO ONLINE
  • Sessão 5 – Responder com Mindfulness – 26 de novembro
  • Sessão 6 – Comunicações Difíceis – 03 de dezembro
  • * Retiro de Silêncio – 04 de dezembro, domingo, das 10h30 às 16h30
  • Sessão 7 – Cuidando de Mim – 10 de dezembro
  • Sessão 8 – Mantendo Mindfulness Vivo – 17 de dezembro

Outras info

Ao longo do programa:
  • recomenda-se o uso de roupa confortável e que se faça acompanhar de papel e caneta;
  • recomenda-se prática pessoal diária (práticas formais e informais de mindfulness), a fim de serem criados novos hábitos mentais;
  • serão entregues manual de participante, áudios de meditações guiadas e certificado (tendo um conta que a participação no programa constitui um pré-requisito para aceder ao itinerário de professor/a de MBSR, o certificado será entregue no caso de 1 falta no máximo, excluindo o retiro).

Dúvidas e questões 

reach@reach.com.pt | Facebook da REACH

Orientação

Estefânia Vasconcelos

Programas baseados em mindfulness

  • Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP);
  • Pós-graduada em Terapias Cognitivo-Comportamentais – Avaliação e Intervenção, pelo CRIAP;
  • Pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração – Mindfulness e outras Abordagens, pelo INSPSIC (c/ formação presencial na Bangor University, Reino Unido);
  • Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), pelo IEFP (2002);
  • Instrutora certificada no programa A Still Quiet Place, pela Dra. Amy Saltzman, EUA;
  • Instrutora qualificada (Trained MSC Teacher) no programa Mindful Self-Compassion (MSC), pelo Center for Mindful Self-Compassion, University of California San Diego, EUA;
  • Instrutora qualificada (Qualified Teacher of MBSR) no programa Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), pelo Mindfulness-Based Professional Training Institute, Center for Mindfulness, University of California San Diego, EUA.

Outras formações relevantes:

  • Specialist Teacher Training no programa Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), pelo Center for Mindfulness Research and Pratice, Bangor University, Reino Unido;
  • Teaching Self-Compassion Online, pelo Center for Mindful Self-Compassion, University of California San Diego, EUA;
  • Training Compassionate Integrity, pelo Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics. Fundadora de ‘Salas a ser’ (www.salasaser.com).